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A Importância do Teatro de Fantoches na Educação das Crianças

Fantoche Belinha de Espuma
Teatro de Fantoches na Educação Infantil

“O objetivo fundamental, bem como a função primária de brinquedos e objetos lúdicos para crianças, consistia em criar interesse e ocupar tanto o tempo quanto os esforços psicomotores, a fim de educar e desenvolver diversas capacidades necessárias para o seu desenvolvimento. Esse conceito apareceu de forma curricular a partir do século XVIII, com o reconhecimento educacional de todas as atividades criativas e lúdicas como instrumento de expressão e aprendizagem.

A modernização e a tecnologia trouxeram novos desafios para a educação e para a formação das crianças. Além dos educadores, artistas e escritores passaram a ter um papel importante nesse processo, mudando a atitude das famílias em relação às crianças. Em 1945, o filósofo Herbert Read destacou que toda a educação deve ocorrer como um processo artístico, semelhante ao processo de autoexpressão da criança.

O teatro de fantoches de hoje em dia não é mais apenas uma ação no palco; sua missão e propósito são muito mais amplos. O teatro de fantoches é um gênero de teatro conhecido e difundido em que as imagens são correlacionadas, imagens, às vezes sem texto. No século XIX, Rudolf Steiner, filósofo austríaco, crítico literário, escritor e dramaturgo, artista, esotérico, pioneiro da antroposofia (1861-1925), apontou que as crianças menores de 10 anos aprendem imagens visuais, ou seja, sua consciência é mais influenciada por meio de recursos visuais (desenhos e vivências) e histórias. Ele afirmou que “Ao transmitir visualmente as coisas que lemos em livros ou manuais, nós empolgamos a imaginação das crianças, criando imagens que ficam por muito tempo em seus corações <…> ”. Assim, o teatro de fantoches é uma das melhores ferramentas para a educação integral das crianças, criando arte por meio de meios compreensíveis. Porque é especialmente importante começar a educar as crianças o mais cedo possível na percepção estética do ambiente, o teatro de fantoches pode desempenhar um papel importante nessa área. A arte, como uma ferramenta de expressão e aprendizagem, ajuda a desenvolver a criatividade, a imaginação e a sensibilidade das crianças, além de estimular a reflexão sobre questões sociais e culturais. O teatro de fantoches de hoje em dia também pode ser usado como uma ferramenta de conscientização e sensibilização sobre questões ambientais e sustentáveis, direitos humanos e outros temas relevantes para a sociedade. Portanto, o teatro de fantoches continua sendo uma forma importante de arte e educação para as crianças de hoje.

A. Gaižutis menciona, desempenha um papel no cultivo. Ajuda o indivíduo e a comunidade (sociedade) a chegar mais alto nível espiritual, ou seja, cultura. A arte se manifesta como meio e como fim em si mesma. Ele lidera o homem na cultura. A cultura determina o nível de desenvolvimento de uma sociedade.

É importante mencionar os elementos do teatro de fantoches e do sincretismo educacional: 1. Satisfação estética com a imagem visual em palco; 2. Treinamento em habilidades motoras finas ao fazer bonecos ou outras decorações; 3. Experimentar a arte da música, sentimento rítmico; 4. Sentido e percepção de valores; 5. Compreender da parte literária do desempenho. A importância da arte na formação da sociedade jovem ganhou destaque no século XX. Década de 1950 teóricos proeminentes do “comportamento do artista” por Victor Lowenfeld 14 e o já mencionado Herbert Read. Elas

apresentou o conceito de artes para a educação infantil – um método artístico que Voldorf está aplicando atualmente com sucesso representantes pedagógicos. De acordo com Lowenfeld, quando uma criança cria, ela conhece a si mesma e a seu interior melhor necessidades, torna-se mais sensível emocionalmente, para que possa compreender a outra pessoa. Isso é o que acontece com uma criança socialização . R. Steiner, o criador do programa Waldorf, enfatizou que os indivíduos não deveriam duram mais de três horas por dia, a próxima aula deve ser dedicada à arte para atividades: desenho em aquarela, artesanato (tricô com dedos, depois com agulha, crochê de crochê), euritmia, moldagem de argila e assim por diante. O clássico da educação artística, H. Read, falava a favor da criatividade uma nova forma de educar os jovens – por meio da arte educativa, que ajudasse a desenvolver todas as e o espiritual da criança, poderes intelectuais, visão de mundo, sensibilidade à beleza e valores étnicos. É nas escolas Waldorf que se dá muita atenção às atividades artísticas em sala de aula. Porque O autor deste trabalho trabalha na Klaipėda Waldorf School, a pesquisa se concentra em menores e educação de fantoches. A escola primária continua na pré-escola e na pré-escola O desenvolvimento das áreas físicas, intelectuais e emocionais da criança e o desenvolvimento das habilidades da criança sinta a si mesmo e o ambiente, interaja com outras pessoas, não apenas membros da família. Durante este período de educação de uma criança possibilitando a aquisição dos fundamentos da maturidade moral e social, tanto cultural como étnica, Fundamentos.

O artístico, assim como o teatral, desempenha um papel muito importante no processo de formação de valores. Educação. Nele, as crianças são ensinadas a observar, sobreviver e compreender obras de arte, satisfeitas pelos alunos interesses de cognição artística, enriquecimento da experiência emocional, desenvolvimento da cultura de expressão de sentimentos, promoção de revelando personalidade individualidade e independência. Sucesso no desenvolvimento da cultura espiritual infantil condicionado pela percepção estética das obras de arte. É fatal porque envolve muito na percepção estética processos mentais que têm um impacto significativo na inteligência de uma criança (imaginação, memória, pensamento, emoções, intuição). De acordo com Algirdas Gaižutis, a percepção estética é caracterizada por peculiaridades gerais de percepção – imediatismo sensorial, integridade, significado, “sobrevivência de um objeto”. Porque aqueles peculiaridades são determinadas pela obra de arte – realidade estética, bem como pela atitude da pessoa perceptiva, estas as peculiaridades são peculiares e únicas. Com a percepção estética, um indivíduo busca e pode compreender a estética valores e, assim, enriquecer-se espiritualmente. Estética na criação de apresentações de teatro de fantoches a satisfação é um pré-requisito, os detalhes evocam imaginação e criatividade, como imagens e sons, ao contrário de uma tela de TV, muda suavemente, gradualmente, permitindo que você sinta e experimente, sobreviva e alcançar.

Durante a percepção de uma obra de arte, bem como uma performance teatral, a partir de L. Mazelis, tocar todos os “altos” mentais “verticais”: subconsciente, habilidades motoras, emoções, inteligência, consciência e espírito profundidades. O observador não apenas experimenta as informações emocionalmente, mas também as reproduz com imaginação, pensamento, “Vê” as estruturas de espaço e tempo, relações, formas, associações do ambiente de vida nascem. Eu não o trabalho codifica não apenas o conteúdo – valor estético, direção de experiências emocionais, implícito significado, ideias, mas também um programa de percepção do trabalho, que as crianças são percebidas principalmente pelo subconsciente nível.

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